*** BANCO DE TALENTOS: UMA VITRINE DE OPORTUNIDADES PARA OS ARTISTAS GAÚCHOS ***

No PALCO DOS ARTISTAS GAÚCHOS, músicos, atores, escritores, artistas plásticos, cineastas e todo artista independente tem espaço para divulgar seu talento. Por isso, o deputado Paulo Borges criou o Banco de Talentos. A iniciativa faz parte Programa Tempo Bom para a Cultura, que já tem um projeto de lei específico a destinação de recursos para a produção independente de artistas gaúchos.

O Banco de Talentos é um espaço único para as produções artísticas gaúchas . Trata-se de uma vitrine, na qual as produções dos programas de rádio, televisão, e veículos impressos, poderão conhecer e escolher os artistas para participação nos seus respectivos programas, além de eventos diversos do Estado.

Divulgue seu talento! Envie seu trabalho, currículo e/ou eventos artístico-culturais para artistasgauchos@gmail.com


quinta-feira, 24 de julho de 2008

Giovani Jung - Artista Plástico

GIOVANI JUNG atua nas áreas de pintura, desenho, escultura, cenografia, decoração e direção de arte. Iniciou suas atividades artísticas em 1982, como desenhista nas técnicas de grafite e crayon, desenhando nas ruas de Porto Alegre. Participou da 1ª Mostra de Desenho Profissional na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, em 1985. Foi diretor de arte da Samrig, em 1987. Expôs individualmente na Fundação Cultural de Canoas, no Via Porcello Shopping Center, no Restaurante Paladium e no Canoas Shopping. Participa de coletivas na Exposição de Artistas Canoenses da FCC. Atua como caricaturista em eventos e desenvolve trabalhos de cenografia para empresas privadas. Ministra aulas de desenho na Fundação Cultural de Canoas, no Projeto Afro Sócio-Cultural e no Projeto Pintura no Muro, ambos da Fundação Cultural. Integrou o corpo de jurados do 4° Salão de Humor -Tiras, Caricatura, HQ, Charge e Cartum, da Fundação Cultural de Canoas, em 2005.

Recebeu o 1º lugar na Expoesia 2007; 3º lugar em Pintura no 14º Salão Canoense da Fundação Cultural de Canoas, em 2007; 1º lugar em Caricatura e Troféu Júri Popular no 6º Salão de Humor da FCC, em 2007; 3º lugar em Escultura no 13º Salão Canoense da FCC, em 2006.Autor das obras de capas e de ilustrações internas de livros de vários escritores canoenses.

Veja mais: http://www.artistagiovaniung-tz.blogspot.com/

Contato: giovaniung2@yahoo.com.br

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Allineh Moura - Atriz e Bailarina

Allineh Moura, 21 anos, é atriz e bailarina. Nascida em Novo Hamburgo, desde os 17 anos vem desenvolvendo trabalhos com teatro, TV, cinema, dança e circo.
Em seu currículo constam trabalhos e oficinas com Kinho Nazário, Marcelo Aquino, Larissa Maciel, Luis Fernando Rodembuch , Marcelo Bulgarelli, Lourival Pereira, Cris Pereira e Elisa Machado. Atualmente trabalha no Teatro Luz & Cena onde trabalha nas peças A Menina da Biblioteca, O Rio, Escravos de Jó, Mas Bah Tchê Como é Grande o Meu Rio Grande, No Ar Quem Ama Educa (baseado no livro de Içami Tiba), Um Professor Cidadão, Mulheres Um Musical Poético, Quadro Negro e Auto de Natal. Sob direção de Elisa Machado.
Em 2006 trabalhou no espetáculo vencedor do Festival de Esquetes de Dois Irmãos, "O Desempregado, a Mãe e o Telefone", texto de Antônio Scharlau e direção de Cris Pereira.
Fez parte do elenco da ParaNóia Produções, onde trabalhou com Luis Fernando Rodembuch nos espetáculos "Noite Feliz", texto de Vera Karam, e "Liberdade de Expressão".
Em 2005, trabalhou no elenco de apoio nas novelas: "Cobras e Lagartos", "América", "A Lua me Disse" e "O Sítio do Pica Pau Amarelo" da Rede Globo.
Faz parte do Domus Estúdio de Dança desde 2004, onde desenvolve a dança contemporânea e ballet clássico, sob direção de Vanessa Kolling.
Contatos:
(51) 8459 4193 / (51) 3035 1786 / (51) 3593 8912

Fabiano Gummo

Fabiano Gummo nasceu em Canoas, RS, em 1978. Começou sua produção artística em meados da década de 80. Estimulado pela dinâmica do meio minimalista do pampa urbanizado e utilizando os mais diversos suportes estético-conceituais, como a pintura, o desenho e a poesia-intersignos, acabou desenvolvendo projetos e exposições, com destaque na "I Mostra Platina de Poesia Totalitária Algonauta Navepoesia Galacto-Canibal", em 2003, no Planetário de Porto Alegre. Além disso, lançou as bases científicas para o conceito híbrido "destrutura", que estabelecia um diálogo entre arte e matemática. E no início do século 21, fundou o selo independente de quadrinhos Fuzzie Cannibal Comics e dando início a publicação de minicomics, fanzines e minigraphicnovels.
Neste ano, o artista atingiu um dos pontos mais altos de sua carreira, com a exposição Abordagem Laxativa, ou 'Laxative Approach ' que mostrou os trabalhos que ele produziu em 2007. Em mostras simultaneas no Gibi Bar, em Porto Alegre e no The Foundry, em Londres. A exposição também foi marcada pelo lançamento da mini-comic HOBO. Depois das exposições, Gummo já pensa na realização de outros projetos - ''Dentro da perspectiva editorial da Fuzzie Cannibal Comics, eu poderia citar dois que já estão em fase de pré-projeto e serão lançados até a metade do ano: DISTURBIA, baseado na história real de um sujeito que não dorme há 2 anos. E Invagination, cujo roteiro foi escrito em parceria com Leo D'ávila em meados de 1997. Na linha pró-zine, ou seja, um fanzine com tiragem de 1000 exemplares, estou produzindo, junto com Carlos Soares, a revista PELIGRO, prevista para setembro. Em termos de exposição pretendo convergir pintura e quadrinhos em painéis de grande porte e expor fora do Brasil, como EUA e Portugal. Esse projeto é para o final do ano com previsão de lançamento para janeiro de 2009. '' Outra atividade em que Fabiano se envolve atualmente é no programa MateDrive. Quem quiser conferir o podcast é só acessar: http://www.matedrive.com/.
Mais informações sobre Fabiano Gummo:
http://fgummo.blogspot.com/

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Banda Katamandu - Reggae

Do gosto pelo reggae, nasceu em agosto de 2007 a banda Katamandu, através da união dos sonhos de todos os integrantes de saírem pela estrada, tocando reggae Brasil afora. A katamandu faz parte do sangue, da alma e da vida de quem entrou nesta história pela busca de composições diferenciadas.

Mesmo com pouco tempo de estrada, a banda já tem uma composição própria tocada nas rádios da região. A música "Força das ondas".

Levar a todas as pessoas um som de qualidade, ritmo contagiante e letras com mensagens positivas fazendo de cada show único. Esses são os objetivos da banda katamandu, um grupo que vê no reggae a força da música.

A Katamandu é Ismael Freitas (vocais), Fábio Sponchiado (guitarra solo), Wagner Teixeira (guitarra base), Fagner Sponchiado (bateria), Luciano Motta (percussão), Hadriel Balther (teclados) e Bruno Rosa ( baixo).

Contatos:
(55) 8127-6659 - Fernanda
katamandu.reggae@yahoo.com.br

segunda-feira, 14 de julho de 2008

COMUNELLI - MÚSICO E COMPOSITOR

Comunelli descreve sua música como "tradicionalista moderna". Irreverente, ele diz fazer composições tradicionais de uma maneira diferenciada. Ele propôe uma mistura de Teixeirinha, Gaúcho da Fronteira e Renato Borghetti. "Uso até guitarra", diz Comunelli. Para conhecer a música, e contatos para shows é só ligar: 51 34353533 ou 51 81796791.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Circo Girassol abre inscrições para sua Escola de Arte Circense

Seleção para 20 alunos bolsistas do Circo Girassol será nos dias 22 e 23 de julho próximo, em Porto Alegre.
Visando institucionalizar sua atividade de formação circense, o Circo Girassol está oferecendo 20 bolsas de estudo para a sua Escola de Arte Circense, em Porto Alegre. Serão selecionados 20 alunos e alunas em idade entre 14 e 25 anos, com alguma experiência artística nas áreas de dança, ginástica, teatro e circo. As aulas vão de agosto a dezembro, de segunda à quinta-feira, das 9h às 12h, e haverá uma aula mensal de interpretação, nas sextas-feiras . A seleção dos alunos será feita nos dias 22 e 23 de julho, no turno da tarde. A inscrição para a seleção deve ser feita pelo telefone (51) 3024.8360 / 3019. 3360, somente no turno da tarde.
O projeto Escola de Arte Circense surgiu da necessidade de se expandir o projeto das Oficinas Livres, desenvolvidas desde 2001 pelo Circo Girassol, nas modalidades de acrobacias de solo, tecido, trapézio e lira, sob coordenação de Débora Rodrigues. O objetivo desta escola é propiciar um espaço aberto ao ensino regular da técnica circense e à descoberta de novos valores, além de contribuir para a preservação das tradições circenses.
Segundo a artista Débora Rodrigues, "o movimento circense tornou-se forte em Porto Alegre com o surgimento do Circo Girassol, no final dos anos 90. Esta iniciativa atinge diversos públicos e classes, possibilitando seu direcionamento para trabalhos sociais e terapêuticos, na medida em que lida com a capacidade humana de superação", explica a coordenadora da escola, e complementa: "a prática também é utilizada como exercício de condicionamento físico e, principalmente, como expressão de arte".

O quê: Seleção dos alunos para a Escola de Arte Circense
Onde: Circo Girassol (Rua João Inácio, 247, Bairro Navegantes)
Quando: Seleção dias 22 e 23 de julho, no turno da tarde
Quanto: Gratuito.
Informações: (51) 3024.8360 / (51) 3019. 3360
Público Alvo: jovens (homens e mulheres), com idade entre 14 e 25 anos, com alguma experiência nas áreas de dança, ginástica, teatro e circo.

Rainha do Lar de volta!!

Clique para ampliar

Daniel Lemos Trio

Clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Banda Necessidade Humana em Porto Alegre

Clique na imagem para ampliar:
Depois do sucesso alcançado no bar Sgt. Peppers com o show "PRIMEIRA ESTÓRIA: em quadrinhos", assistido por mais de 400 pessoas, a banda canoense Necessidade Humana prossegue com sua turnê Primeira Estória no dia 9 de julho, às 21h, no John Bull Pub (Shopping Total), em Porto Alegre. O show contará com a participação dos desenhistas Fernando Gil e João Weingartner, que quadrinizarão o evento ao vivo, repetindo a performance feita no Sgt. Peppers. Ou seja, os momentos de maior destaque do evento serão ilustrados em uma prancheta, colocada em meio à platéia.
Em termos de ligação com os quadrinhos a Necessidade Humana não é novata. Além do website oficial (http://www.necessidadehumana.com/) que é um gibi virtual, a HQ de Denis o Pimentinha inspirou seu primeiro clipe, Vida Nua, dirigido por Edson Gandolfi e produzido por Maressah Sampaio. A idéia da banda não é cantar sobre temas extraídos de histórias em quadrinhos e sim integrar diversos tipos de arte.

É com esta mesma proposta que a banda traz para o palco Everton Wasen, que é deficiente auditivo, para traduzir simultaneamente canções para um público de surdos através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Necessidade Humana é formada por Hique Cunha (voz), Kiko Oliveira (guitarra), Daniel Mueller (contrabaixo), Eliseu Carvalho (piano, teclados e escaleta), Tony Capellão (violão) e Filipe Pasinato (bateria).

Lu Mallmann - Artista Plástica

Artista plástica independente, Lúcia Gonçalves Mallmann, natural de Canoas/RS. A arte surgiu em 2000, após uma le
são grave no joelho, Lú Mallmann jogava voleibol: "me lesionei e me afastei das quadras, tinha que arrumar algo para fazer, e certo dia escutando música, peguei uma folha A4 , guache e comecei a pintar algo, que na data achei esquisito, porque saiu do nada aquele monte de figuras e expressões." Logo sua irmã Telma a apresentou ao também artista Giovani Jung que foi um dos primeiros a acreditar em sua arte e na originalidade que havia nas obras. Juntos criaram o grupo LDE e expuseram no shopping Via Porcello na cidade canoense.
Suas obras receberam alguns prêmios em Salões pela FCC, Fundação Cultural de Canoas, como:
2º Lugar no 7º Salão da FCC, com 'Cabeçuda';
2º Lugar no 9º Salão da FCC, com "Concerto Neandertal';
2º Lugar no 10º Salão da FCC, com 'Coisas do mundo';
1º Lugar no Júri popular, com "Coisas do mundo";
2º Lugar em Poesia e Ilustração - 29º Expoesia, com "Vozes no solar".
Classificada para o regional "Sesi Jovens Talentos" com a obra "Seja como for".
Além disso, ilustram as capas de alguns livros como: Dísticos, Pseudo artista e outros contos, Crepúsculo d'alma e vôo (a) dentro de mim, A derradeira profecia, de Henrique Martins Freitas e Loucos não insanos de Nelsi Urnau.

Vale a pena conferir:

http://www.lugmallmann.blogspot.com/

contato: lugm.artes@gmail.com

Fale conosco


Blog Tempo Bom para a Cultura:
artistasgauchos@gmail.com

Gabinete do Deputado Estadual Paulo Borges / Praça Marechal Deodoro, 101, 11° andar/ sala1103 – Cep 90010-300 – Porto Alegre – RS / gab.pauloborges@al.gov.rs.br / Assessoria de Comunicação - (51) 3210.1706 / Daiana Bado - Jornalista Mtb11617 / Rodrigo Azevedo

Seleção de material e postagem: Melissa Jardim (51) 3210.2925